Bem-vindo ao ACiMA

Laboratório de Ambientes Colaborativos e Multimídia Aplicada
LNCC

Últimos Projetos de Pesquisa

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Assistida por Computação Científica (Fase II)

Realizar pesquisa e desenvolvimento em computação científica e suas aplicações na medicina, em especial a modelagem e simulação computacional dos sistemas fisiológicos que integram o corpo humano; promover o desenvolvimento do processamento de imagens médicas, da visualização científica e da realidade virtual no desenvolvimento de aplicativos médicos orientados para a diagnose auxiliada por computador, tratamento, planejamento cirúrgico, treinamento e credenciamento médico; empregando as mais modernas técnicas de comunicação e transmissão multimídia desenvolver e gerenciar ambientes computacionais de alto desempenho que atendam às necessidades da medicina assistida por computação científica do País; formar recursos humanos e promover transferência de tecnologia e inovação para a área da saúde assistida por computação científica. Processo CNPq 465586/2014-7.

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Assistida por Computação Científica

Realizar pesquisa e desenvolvimento em computação científica e suas aplicações na medicina, em especial a modelagem e simulação computacional dos sistemas fisiológicos que integram o corpo humano; promover o desenvolvimento do processamento de imagens médicas, da visualização científica e da realidade virtual no desenvolvimento de aplicativos médicos orientados para a diagnose auxiliada por computador, tratamento, planejamento cirúrgico, treinamento e credenciamento médico; empregando as mais modernas técnicas de comunicação e transmissão multimídia desenvolver e gerenciar ambientes computacionais de alto desempenho que atendam às necessidades da medicina assistida por computação científica do País; formar recursos humanos e promover transferência de tecnologia e inovação para a área da saúde assistida por computação científica. Processo CNPq 573710/2008-2 e Processo FAPERJ E-26/170.030/2008.

ACIMA - Ambientes Colaborativos Imersivos de Mínima despesA

O projeto ACIMA objetiva explorar a utilização de ambientes virtuais colaborativos (AVC) nas diversas áreas do conhecimento. A meta é a exploração de ambientes colaborativos imersivos, através de uma implementação de baixo custo de um CAVE, e não imersivos. Também é objetivo do projeto ACIMA a montagem de um ambiente CAVE de custo mínimo. Adicionalmente definir-se-á uma arquitetura de comunicação para AVCs que seja escalável e que funcione na Internet. Metas: - Criar uma cultura na área de ambientes virtuais colaborativos no LNCC. - Desenvolver uma arquitetura de comunicação avançada para AVCs. -Desenvolver ambientes virtuais colaborativos aplicados a várias áreas do conhecimento, especialmente treinamento, visualização científica, medicina, área militar, etc. - Criar um ambiente de realidade virtual imersiva (CAVE) de baixo custo. - Explorar imersão na elaboração de ambientes virtuais colaborativos. CAPES PRODOC.


Últimas Publicações

PERIÓDICOS

BAIER-SAIP, J.A. ; BAIER, P.A. ; OLIVEIRA, J.C. ; BAIER, H.(2018), Linear spring stiffnesses for two-dimensional finite element modeling of arteries, EUROPEAN JOURNAL OF MECHANICS A-SOLIDS, vol. 72, 57-65

CAPÍTULOS DE LIVROS

Nunes, F. L. S.; Oliveira, J. C.; Machado. L. S.; Nunes, E. P. S.; Costa, R. M.; Queiroz, A. C. M.(2018), Capítulo 15 - Saúde, Introdução à Realidade Virtual e Aumentada, SBC

PERIÓDICOS

Nunes, F. L. S. & Oliveira, J. C.(2018), Guest Editorial Foreword to the Special Issue of SVR 2017, SBC Journal on 3D Interactive Systems, 9(2), pp 2


Últimas Demonstrações


Avisos

2º Semana da Ciência e Tecnologia - SCT.

O Laboratório ACiMA (Ambientes Colaborativos e Multimídia Aplicada) iniciou suas atividades em 2003, vindo a ocupar as atuais instalações em setembro de 2004.
O Laboratório objetiva o desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de Ambientes Virtuais Colaborativos e Multimídia Aplicada.
O Laboratório ACiMA contará com um ambiente de realidade virtual imersiva CAVE, atualmente em desenvolvimento.
O Laboratório pertence ao Departamento de Ciência da Computação do Laboratório Nacional de Computação Científica. LNCC


Sobre o Laboratório

Um moderno centro de pesquisas:

O Laboratório ACiMA (Ambientes Colaborativos e Multimídia Aplicada) iniciou suas atividades em 2003, vindo a ocupar as atuais instalações em setembro de 2004. O Laboratório objetiva o desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de Ambientes Virtuais Colaborativos, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Visualização de Dados e Sistemas Multimídia.
O Laboratório ACiMA conta com um ambiente de realidade virtual imersiva CAVE, vários dispositivos de interação tátil (como o sistema CyberGlove/CyberGrasp/CyberForce, LapVR, Phantom Omni) e sistemas de imersão para RV, tais como Oculus Rift e o próprio ambiente CAVE.
O Laboratório pertence à Coordenação de Modelos Matemáticos e Computacionais (COMAC) do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).